1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mark Shuttleworth no seu blog veio revelar o porquê do Ubuntu, no seu tema default, ter passado os botões da janela do lado direito para o esquerdo.

Window Indicators no Ubuntu

A resposta a essa questão chama-se “Window Indicators” ou “Windicators“. Estes Windicators serão botões, semelhantes aos que existem no menu principal, mas no qual é revelado o estado da aplicação, podendo desaparecer assim a barra de estados que normalmente habita o fundo das nossas aplicações.

Segundo o Sr. Shuttleworth, esta inovação tem como principal motivo o melhor aproveitamento do espaço vertical dos monitores, algo que é bastante importante numa era em que os netbooks estão na moda. Com esta alteração espera-se poupar cerca de 5% do espaço vertical no monitor.

Além disso, e a título indicativo, foram-nos dados alguns exemplos de Windicators que podem surgir já no Ubuntu 10.10.

  • Online/Offline – útil por exemplo em aplicações como mail ou messenger;
  • Não Salvo – indica que o nosso trabalho não foi salvo, que poderia ser usado em aplicações de produtividade (Openoffice, etc…);
  • Indicadores de progresso – indica o estado de determinada acção;
  • “Cesto” – indica que o utilizador tem itens comprados, por exemplo numa aplicação com loja;
  • Partilha – indica se temos alguma partilha aberta e permite criar uma partilha;
  • Volume – indicador de volume, como possibilidade de ser especifico aquela aplicação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech